Folha de São Paulo dá destaque ao Ensino a Distância

folhadesaopaulo_ensinoadistancia2

Ontem dia 15/03 o conceituado Jornal Folha de São Paulo, veiculou um caderno especial dando destaque ao Ensino a Distância.

E o Instituto Universal Brasileiro foi citado como referência em educação a distância, confira um trecho da matéria abaixo:

“... As primeiras experiências de ensino a distância no Brasil começaram no início do século passado. Porém, foi a partir de 1941, com a fundação do Instituto Universal Brasileiro (IUB) que a modalidade tomou vulto.

A instituição faz parte da vida da primeira geração de pessoas formadas a distância, pelo ensino por correspondência, caracterizado por material impresso e distribuído pelos correios.

Atualmente o IUB oferece cursos profissionalizantes livres de suplência e cursos oficiais supletivos de Ensino Fundamental e Médio, com cerca de 200 mil alunos matriculados.”

Dicas sobre Estudar a Distância



Também neste caderno especial, a Folha de São Paulo deu dicas muito úteis para estudar a distância.

Para quem não teve oportunidade de ler este caderno, iremos mostrar algumas dicas que a Folha deu sobre EAD na matéria: “ Estudar a Distância exige dedicação”:

Em geral, as matrículas em cursos a distância podem ser feitas em qualquer época, já que eles não estão associados a uma turma ou ao período letivo formal, o que possibilita ao aluno iniciar e definir o próprio ritmo de aprendizagem.

Essa flexibilidade é uma das vantagens da modalidade, que permite a formação de pessoas muitas vezes impedidas de se dedicar aos estudos em horários regulares.

Mas engana-se quem imagina que estudar a distância exige menos do aluno. É preciso tempo para ler os livros e textos indicados e muita dedicação para realizar avaliações e exercícios e entender sem a assessoria constante de professores e a troca de idéias com colegas de classe, as disciplinas mais complexas. Algumas dicas ajudam a aproveitar melhor os conteúdos transmitidos.

Confira-as:


- Organize o tempo: reserve um período do dia só para estudar e não desvie o foco com outras tarefas. O ideal é estudar ao menos duas horas por dia.

- Procure estudar depois de alimentado. Assim, você evita interrupções para recorrer à geladeira.

- Planeje o conteúdo a ser estudado e concentre-se mais nas disciplinas nas quais está tendo maior dificuldade.

- Leia atentamente a aula toda, pois isso dará a visão do conjunto, o que facilita a retenção do conteúdo. Ler em voz alta também aumenta a compreensão.

- Abra todos os links disponíveis durante a leitura do conteúdo apresentado. Eles reúnem informações úteis que podem ajudar a entender melhor os textos.

- Faça anotações durante a leitura, especialmente das principais dúvidas.

Se ao final, mesmo com uma repassada no conteúdo, elas persistirem, recorra ao tutor ou monitor da disciplina.

- Não despreze a bibliografia que acompanha cada aula. Recorrer aos títulos é uma excelente forma de complementar o aprendizado."

Expansão do Ensino a Distância



Uma outra parte que vale ressaltar é a expansão do ensino a distância.

Segundo a Folha de São Paulo, nos últimos três anos, o número de alunos de cursos a distância no Brasil cresceu 213%, enquanto as instituições que os ministram foram ampliadas em 54,8%.

Na edição de 2008 do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta a Distância (AbraEAD), diz que um em cada 73 brasileiros estudam a distância, sendo que o número total de matrículas em 2007, na modalidade, era de 2,5 milhões.

A pesquisa também aponta que, apesar do avanço tecnológico, os cursos ministrados por meio de material impresso ainda são os mais adotados pelas escolas de EAD no Brasil, chegando a 86,4%. Em seguida está o e-learning (curso com apoio da internet), 56% das instituições.

Para conhecer mais sobre o Instituto Universal Brasileiro e nosso método de ensino, acesse nosso site: www.InstitutoUniversal.com.br

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br